A Bíblia nos mostra que se desejarmos viver em felicidade e em abundância de alegria e prosperidade, precisamos de sabedoria (Provérbios 3:13-18). E nesta mensagem, quero compartilhar com vocês 4 chaves para vivermos uma vida sábia e assim desfrutarmos das bênçãos e da prosperidade que Deus tem para nós.
CHAVE N° 1: TENHA UM CORAÇÃO QUE BUSCA A SABEDORIA.
Lembre-se de que a sabedoria é muito mais do que o acúmulo de conhecimento. É mais do que ler livros e frequentar aulas. Todos nós conhecemos pessoas muito inteligentes que desperdiçaram suas vidas com escolhas tolas. Deus, que é a fonte de toda sabedoria, nos diz em Jeremias 29:13 diz: "Vocês me procurarão e me encontrarão, quando me procurarem de todo o coração."
O primeiro passo para adquirir sabedoria é simplesmente desejá-la mais do que qualquer outra coisa (Provérbios 4:7). Você não pode se tornar sábio por acidente. Você deve buscar a sabedoria como se estivesse procurando por prata ou ouro (Provérbios 2:1-6).
Tudo começa com um coração que anseia sabedoria. Viver nesta busca é viver de modo sábio.
CHAVE N° 2: ESPECIALIZE-SE.
Deus te concedeu um dom e quer que você invista nele. Você precisa ser o melhor que puder no dom que Deus te deu (Eclesiastes 9:10).
Da mesma maneira que ninguém se torna sábio por acidente, ninguém se torna especialista por acidente. Como alguém disse, “leva anos para ser um sucesso da noite para o dia”.
Paulo nos diz em Romanos 12:6-8 que devemos dar o nosso melhor em tudo o que o Senhor nos deu para fazer. Dar o nosso melhor é viver com sabedoria.
CHAVE N° 3: VIVA UMA VIDA NOBRE.
Em Tiago 3:13, o irmão de Jesus, nos diz que sábios andam em boa conduta. No original grego, diz que uma boa conduta é uma conduta bela e nobre!
Quer saibamos ou não, as pessoas nos observam o tempo todo. Eles nos estudam à distância e prestam atenção em como fazemos as coisas. Pessoas que não conhecem Jesus estão observando como lidamos com os problemas da vida. Eles nos observam para ver como nos vestimos, como lidamos com o dinheiro, como você fala com os colegas de trabalho, como tratamos nossos cônjuges, como criamos nossos filhos, como lidamos com pessoas difíceis e como reagimos quando uma tragédia acontece.
Não estou falando que devemos viver de modo a agradar a todos em todo tempo, mas precisamos ter em mente que, a cada dia você está atraindo pessoas para Jesus ou afastando elas ainda mais. Há uma definição de uma vida santa de Ruth Graham? “Uma pessoa santa é uma pessoa que torna fácil acreditar em Jesus”. Essa é uma meta digna para todos nós. Viver de modo nobre é viver em sabedoria.
CHAVE N° 4: TENHA UM ESPÍRITO GENTIL.
Em Tiago 3:13 também fala de mansidão de sabedoria. A Palavra “mansidão” no seu original grego significa gentileza. Jesus em Mateus 5:5, fala que aqueles que são gentis herdarão a terra. Para os gregos antigos, mansidão significava poder sob controle. Eles usavam a palavra para descrever palavras suaves, remédios calmantes, vento refrescante e um cavalo que foi domado. Um cavalo manso não é um cavalo fraco, mas sim uma fera poderosa colocada sob o controle de seu mestre. Usado neste contexto, mansidão significa “meu poder sob o controle de Deus. Educação. Como crentes, devemos ser conhecidos por nossa educação.
Outra característica da gentileza é que um espírito manso e gentil não chama atenção para si mesmo. Mas Provérbios 27:2 diz: "Que outro te louve, não a tua própria boca; um estranho, não os teus próprios lábios."
Como desenvolvemos essa qualidade de mansidão? A Gentileza é um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22-23). A educação é fruto de um coração gentil. Provérbios 16:24 nos lembra que “as palavras agradáveis são como favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos”. Paulo orientou Timóteo a agir com gentileza (2 Timóteo 2:24). Paulo orientou Tito a ser gentil (Tito 3:2).
Ser gentil e educado é viver em sabedoria.
CONCLUSÃO
Em conclusão, as quatro chaves para uma vida sábia nos lembram que viver com sabedoria é muito mais do que acumular conhecimento – é um compromisso diário de buscar a sabedoria em Deus, especializar-se no que Ele nos deu, viver de maneira nobre e cultivar um espírito gentil. Quando aplicamos esses princípios, não apenas nos tornamos melhores em nossas habilidades e relacionamentos, mas também refletimos o caráter de Cristo em nossas atitudes e ações. Que possamos buscar a sabedoria como um tesouro precioso e, através dela, desfrutar das bênçãos, da alegria e da prosperidade que Deus deseja para cada um de nós.