613 Mandamentos De Um Casamento Feliz


Calma! Na verdade, serão os 613 mandamentos nas palavras de Jesus. No Antigo Testamento existem 613 leis porém, Jesus resumiu todas elas em apenas duas (Mateus 22.36-40). Jesus disse que devemos amar a Deus acima de todas as coisas, com toda nossa força, alma e entendimento e ao próximo como a nós mesmos. Então, os 613 mandamentos do casamento também se resumem a estes 2 mandamentos.

O Casal Deve Amar e Ter a Deus Em Primeiro Lugar Em Seu Lar


Quando Deus está em primeiro:

Existe vida no casamento e na família – “o que me achar, achará a vida” (Provérbio 8.35a). Vida no casamento é quando o lar transmite paz, alegria, vida e a presença de Deus. O ambiente é um verdadeiro Reino dos Céus.

Existe misericórdia e perdão dentro do lar, seja de forma individual ou para o casal – “alcançará o favor do Senhor” (Provérbios 8.35b).

Existe suprimento dos sonhos e necessidades – “Deleita-te no Senhor e Ele cumprirá os desejos do seu coração” (Salmos 37.5). Deleitar-se em Deus gera confiança tanto do casal para com Deus e de um para com o outro.


Amar Um Ao Outro Assim Como Cada Um Se Ama


Falamos muito sobre amar ao perdido quando, infelizmente, em muitos lares hoje não existe amor. A ordem deve ser entendida da forma correta: Deus, a mim e ao próximo. O meu amor ao próximo é reflexo de como eu me amo. “... como a ti mesmo.”

O cuidado com a aparência também é algo fundamental. Cada um deve desejar para o outro aquilo que desejaria para você e ir além se necessário. Ninguém deseja o ruim para si, por isso, aquilo que desejamos para nós deve ser desejado para o outro.

  • O que desejo para mim que devo desejar para meu cônjuge (I Coríntios 13)?
  • Coisas boas (O Amor é benigno – suave e bom);
  • Altruísmo – procurar o melhor para o próximo (O Amor não é invejoso);
  • Compromisso levado a sério (O Amor não trata com leviandade – falta de compromisso);
  • Humildade (O Amor não se ensoberbece);
  • Decência – Educação e Respeito (O Amor não se porta com indecência);
  • Renúncia (Não busca seus próprios interesses);
  • Paciência (O Amor não se irrita);
  • Confiança e Credibilidade (O Amor não suspeita mal – não duvida);
  • Verdade (O Amor não folga com a injustiça mas com a verdade);

Em outras palavras: Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha!

Conclusão


Que esses 613 mandamento reduzidos em 2 seja a base do lar de vocês. Fazendo assim, é impossível não cumprir toda a Lei de Deus. Que Deus os abençoe!

Grande abraço,
Pastor Leonardo Alcântara