Descansando Na Soberania de Deus


Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é aceitar que Deus está no controle de todas as coisas, mesmo em meio ao caos, à angústia e à dor. É difícil aceitarmos que Deus está no controle de tudo. A história de Jó mostra um homem que, mais do que “paciente”, era um homem fiel a Deus em qualquer circunstância. Em tudo que Jó passou, aprendemos algumas coisas importantes sobre “descansar na soberania de Deus”. (Jó 42:1-6)

1. DEUS SABE O QUE ESTÁ FAZENDO (Isaías 55.9)

Jó teve de reconhecer que não era capaz de entender o que o Senhor estava fazendo. Quando estamos em dificuldades e vemos tantos problemas, no mundo e mesmo em nossas vidas; perguntamos se Deus sabe o que está fazendo. O que nós não levamos em consideração é que nós, seres humanos, não temos condições de avaliar as obras de Deus. O máximo que podemos fazer é confiar na sabedoria de Deus.

2. DEUS CONHECE OS NOSSOS LIMITES (1 Coríntios 10.13)

Tentação, provação, tribulação, seja qual nome tiver o seu problema, Deus conhece os seus limites. Foi assim com Jó. Deve ser assim com você. Quando alguém sucumbe à provação, é porque a pessoa não estava em Deus para suportá-la. Creia que o Senhor não irá deixar com que você passe por aquilo que não conseguirá suportar. Deus não está testando os seus limites, ele já os conhece! Ele não lhe deixará desamparado.

3. NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE CONTRARIAR O CRIADOR (Isaías 43.13)

Diante da soberania de Deus, do seu poder infinito, o que é que nós podemos fazer para impedir Deus de ser Deus? A resposta óbvia: nada! Jó, desde o início, teve esta atitude de submissão diante do Senhor. Ele foi capaz de resistir aos infortúnios por causa dessa submissão. Nós também precisamos aprender isso do exemplo de Jó.

4. PODEMOS CONFIAR NA JUSTIÇA DE DEUS (2 Tessalonicenses 1.4-5)

Aconteça o que acontecer, confie na justiça de Deus. Jó, apesar de estar passando por tudo o que passou, nunca deixou de confiar na justiça do Senhor. Nós não temos respostas para tudo o que está acontecendo em nossas vidas e no mundo, mas uma certeza podemos ter: Deus é Justo!

5. TEMOS UM DEUS QUE ESTÁ LIDERANDO A HISTÓRIA PARA O NOSSO BEM (Romanos 8.28)

Mesmo que no momento nós tenhamos dor, duvidemos que haverá alguma saída para o nosso sofrimento, duvidemos que ainda conseguiremos respirar em paz de novo, Deus está trabalhando para um bem maior no final. Mesmo que não conheçamos quais as consequências de tudo nesta vida, podemos ter a certeza de que Deus é o Senhor da história. No final da história de Jó, vemos que ele reconhece essa soberania de Deus (Jó 42.1-6). Quero destacar o versículo 5. Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. O relacionamento de Jó com Deus não era superficial. Deus se orgulhava de seu servo. Mesmo assim, Jó achava que tudo o que ele sabia do senhor era apenas “ouvir falar”. Agora ele o conhecia. Jó conheceu ao Senhor na tribulação, na angústia. Se você já leu a história de Jó, sabe que Deus recompensou a sua fidelidade e devolveu-lhe de forma multiplicada tudo aquilo que ele havia perdido. Diante disso tudo fica uma palavra de incentivo a você: “descanse na soberania de Deus”!
. . .