Um papo sobre Avivamento


Muito se fala sobre avivamento. Parece um jargão bem conhecido no meio da igreja evangélica. Mas percebo que muitos não sabem realmente o que significa ter um avivamento, ou seja, trazer de volta a vida. Se você parar para analisar, quando se fala de avivamento nas igrejas, em grande parte, está ligado a dons espirituais, barulhos, gritos, shows, movimentos, etc., mas segundo a Bíblia, estar ativo não é sinônimo de uma igreja aprovada por Deus. Olhe a igreja de Éfeso, uma igreja extremamente ativa, porem sem vida por ter deixado de lado o primeiro amor. Uma igreja que precisava de avivamento.

O que gera um avivamento?

1. A necessidade da presença de Jesus (João 11.3);
Isso gera vida! Quando clamamos, buscamos e fazemos de tudo para que Jesus esteja presente em nós e em nosso meio, a vida começa a fluir livremente. Jesus estava presente no meio da família de Lázaro em sua Onisciência, pois sabia da sua morte, mas o que fez a diferença naquele dia foi a presença manifesta!

Entenda que Jesus saber das coisas não altera em nada a nossa vida, agora, quando Ele se manifesta em nós, para nós e através de nós, a vida acontece, o avivamento se torna algo real. A manifestação de Cristo muda realidades!

2. Crer e Confiar Nele;
Tanto os discípulos quanto a família de Lázaro foram incentivados a acreditarem Nele. Os discípulos foram incentivados a acreditarem em Jesus pois Jesus os levou para um lugar de medo e ameaças de morte (João 11:16). A família de Lázaro foi incentivada a acreditar em Jesus no momento de falta de esperança e na tristeza da morte (João 11:25–26).

O que aprendemos? Todo avivamento é gerado em locais onde aos nossos olhos opera a morte, pois Jesus veio para desfazer as obras do diabo (I João 3.8) — “Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo”.

Um avivamento só acontece quando manifestamos a Jesus nossa indignação, temores, pecados, erros, medos, angústias, etc. Não adianta ficar diante de Jesus dizendo que está tudo bem, precisamos confessar a Ele como estamos para que Ele nos avive. Ele veio para os doentes (Mateus 9.12).

É necessário revelar o que está morto (Retirar a pedra). Jesus está à porta e bate e se alguém abrir a porta, Ele entra e traz vida. Não basta saber que Jesus está na porta, a vida chega quando abrimos a porta e deixamos Ele entrar para nos relacionarmos com Ele. Abrir a porta é nos desarmarmos de nossas barreiras e fortalezas mentais, é nos desarmarmos de nosso conceitos preestabelecidos e ouvir o que Deus tem para nos dizer através de sua Palavra. Não existe vida sem o relacionamento com Jesus (símbolo da ceia). Só come à mesa com Ele quem tem comunhão e intimidade.

A VIDA RETORNA
O resulta de quem clama por Jesus e se aproxima de sua presença através de um relacionamento com Ele é estar cheio de vida. Avivado! Mesmo que não haja gritarias, existe a vida. Mesmo que não haja grandes eventos, existe a comunhão real e verdadeira dos santos. Mesmo que não haja a manifestação dos dons espirituais, há a manifestação do dom do amor entre os irmão e para com o próximo. A vida flui naturalmente.

Em Cristo Jesus, pastor Leonardo Alcântara.