O SISTEMA MUNDO E O REINO DE DEUS

Você já deve ter ouvido esta frase: “A igreja de Jesus está inserida neste mundo mas não pertence a este mundo”. Mas o que ela quer dizer? Que somos extraterrestres ou alienígenas? Para compreendermos um pouco desta frase, precisamos entender o que é mundo.

MUNDO NA BÍBLIA
A palavra que é utilizada para “mundo” na Bíblia é Kosmos. Ela se refere a:
  • O mundo (planeta);
  • As pessoas;
  • O sistema (maneira de pensar, ciência, educação, cultura, etc.);
Como podemos saber quem é quem no texto? É simples: pelo contexto. Existe também a palavra Aion, mas ela é pouco utilizada, e é entendida mais como tempo ou época. Então, quando falarmos de mundo, estamos nos referindo ao sistema referido acima, maneira de pensar, ciência, educação, cultura, etc.
Infelizmente, muitas pessoas e igrejas estão vivendo debaixo do sistema mundo e nem percebem. Logo, para que possamos viver o Reino de Deus, precisamos ter entendimento sobre algumas coisas do sistema mundo, até mesmo para que possamos romper com ele.

TODOS NÓS ESTÁVAMOS NESTE SISTEMA.
Romanos 3:23 nos mostra esta verdade. Paulo é bem enfático quando diz que todos pecaram e fomos afastados do Reino e da Glória de Deus. A humanidade sem Cristo ainda está debaixo deste sistema. Infelizmente, alguns crentes ainda estão vivendo sob influência deste sistema e nem percebem. Conduzem suas vidas e escolhas pelo olhar e pensamento do mundo, mas não do Senhor.


PAULO CHAMA ESTE SISTEMA DE IMPÉRIO.

Em Colossenses 1:13, a palavra para império, poder ou potestade, é Exousia que significa autoridade, especialmente: autoridade moral, influência, autoridade para agir. (Até para agir, o inimigo precisa da autorização do Eterno Deus.) Este é o sistema mundo, que exerce poder ou influência para deturpar todas as coisas que Deus criou. O sistema mundo deturpa o casamento, os filhos, o sexo, a moral, a alimentação, a ciência, a cultura, etc.

Esse império aprisiona o ser humano no pecado e em coisas ruins. Ele conduz o homem a pensar longe de Deus e para longe Dele, mas o Reino liberta nossas mentes e vidas, pois é governado pelo próprio Deus e suas leis. Por isso a Palavra diz: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. (João 8:32)

QUEM TEM JESUS NÃO PERTENCE MAIS A ESTE MUNDO.
Colossenses 1:13 nos diz que fomos tirados deste mundo por Deus, através de Jesus Cristo. Aqui está a explicação da frase no início: Nós estamos no mundo (terra), mas não pertencemos a este mundo (sistema). Quem foi salvo por Jesus, passa agora a fazer parte do Seu Reino e se estamos no Reino de Deus, logo os princípios deste Reino devem nortear a nossa vida (1 João 2:3-6). Somente a palavra de Deus nos livra do sistema caído e falido deste mundo (Salmos 119:11)

Não há outro caminho para a verdadeira liberdade, somente Jesus e seus ensinos podem nos tornar livres de fato.

QUEM CONDUZ A SUA VIDA?
Fica aqui então uma pergunta final: Onde você quer estar e quem você deseja que conduza a sua vida? Você quer pertencer ao Sistema do Mundo ou ao Reino de Deus? Decida hoje! Isso fará total diferença em tudo o que você irá viver.

Espero ter explicado de modo simples e alcançado seu coração.

Grande abraço!
Pastor Leonardo Alcântara