O Efeito Eterno das Nossas Atitudes


Você já ouviu pessoas dizerem que acreditam no Deus do Novo Testamento, mas não no Deus do Antigo Testamento? Elas veem o Deus do Novo Testamento como amoroso e misericordioso, mas acham que o Deus do Antigo Testamento é severo e irado. Para mim, isso mostra uma falta de entendimento das Escrituras.

O Deus do Antigo e do Novo Testamento é o mesmo. Ele é o Deus vivo e verdadeiro, demonstrando amor e perdão em ambos os testamentos. Deus não gosta de trazer julgamento. Ele mesmo disse: "Não tenho prazer na morte de pessoas iníquas. Só quero que elas se desviem de seus caminhos iníquos para que possam viver" (Ezequiel 33:11 NLTH).

Histórias de Misericórdia no Antigo Testamento


Vamos dar uma olhada na história do Faraó e Moisés. Moisés avisou ao Faraó que, se ele não deixasse o povo de Deus ir, viriam pragas. E elas vieram. Faraó pediu misericórdia, e Deus concedeu. Mas Faraó endureceu seu coração novamente, e outra praga veio. Isso se repetiu várias vezes. Mesmo assim, Deus deu chance após chance ao Faraó.

Outra história é a de Noé construindo a arca. A inundação não veio imediatamente. Noé era um "pregador da justiça" (2 Pedro 2:5 NKJV), avisando as pessoas sobre o que estava por vir. Elas tiveram muitas oportunidades de se arrepender, mas riram de Noé – até as primeiras gotas de chuva caírem.

E então, há a história de Nínive. Esta cidade era extremamente perversa, mas Deus deu aos ninivitas uma última chance de se arrepender. Jonas, relutantemente, entregou a mensagem de Deus, e a cidade inteira se voltou para Deus. Deus os perdoou, resultando no maior avivamento da história.

Deus é Misericordioso em Toda a Bíblia


Portanto, não diga que o Deus do Antigo Testamento não oferece misericórdia. A Bíblia mostra Deus como bom, amoroso e misericordioso, mas também justo. E porque Ele é justo, precisa aplicar justiça.

Deus se preocupa com as pessoas perdidas. Jesus disse: "Há alegria na presença dos anjos de Deus quando até mesmo um pecador se arrepende" (Lucas 15:10 NLT). Pode ser que os crentes, juntamente com Deus no céu, se alegrem quando alguém vem a Cristo, devido ao impacto de suas vidas e testemunhos na Terra.

O Impacto Eterno de Nossas Ações


Não podemos esquecer que nossas ações aqui têm repercussões eternas. Pense assim: se você alcançou três pessoas para Cristo durante sua vida, essas três podem alcançar outras 20, e assim por diante. Seu testemunho pode impactar centenas, talvez até milhares de pessoas.

Quem sabe? Talvez alguém que venha a Cristo por causa do seu testemunho se torne um grande evangelista, como Billy Graham, alcançando uma geração inteira. A Bíblia descreve isso como fruto para sua conta espiritual. Tudo isso se resume ao seu testemunho fiel.

Somos Observados e Incentivados


O céu está torcendo por nós. Hebreus 12:1 diz: "Portanto, visto que estamos cercados por uma multidão tão grande de testemunhas da vida de fé, vamos nos desfazer de todo peso que nos retarda, especialmente o pecado que tão facilmente nos faz tropeçar. E corramos com perseverança a corrida que Deus colocou diante de nós" (NLTH).

Quem são essas testemunhas? Hebreus 11 nos fala sobre grandes homens e mulheres de fé que nos precederam, como Abraão, Moisés, Jó e Gideão. O escritor de Hebreus nos incentiva a seguir seus exemplos e a correr com perseverança.

Conclusão


Não sabemos quando nossas vidas terminarão. Mas sabemos que o que fazemos aqui na Terra repercute na eternidade. Portanto, vamos viver de maneira que honre a Deus, lembrando que nossas ações têm um impacto eterno.

. . .