As Provas Racionais da Existência de Deus: Um Olhar Simples e Claro


Você já parou para pensar em como podemos provar a existência de Deus? Tomás de Aquino, um dos maiores pensadores medievais, apresentou cinco argumentos em sua obra "Summa Theologica". Vamos entender de forma simples e direta essas "Cinco Vias".


1. O Primeiro Motor Imóvel


Tudo o que se move foi movido por algo. Não pode haver um ciclo infinito de movimentos. Então, deve haver um primeiro motor que não foi movido por nada. Esse motor é Deus.

2. A Causa Primeira


Tudo no mundo tem uma causa. Não pode haver uma cadeia infinita de causas. Logo, deve existir uma causa primeira, que não foi causada por nada, e essa causa é Deus.

3. O Ser Necessário


No mundo, as coisas existem e deixam de existir, ou seja, são contingentes. Se tudo fosse assim, em algum momento nada existiria. Deve haver um ser que sempre existiu, um ser necessário, e esse ser é Deus.


4. Os Graus de Perfeição


Vemos diferentes graus de qualidades como bondade e verdade. Esses graus sugerem a existência de uma perfeição máxima, que é a origem dessas qualidades. Essa perfeição é Deus.

5. A Ordem no Mundo


O mundo mostra uma ordem e propósito claros, que não podem ser obra do acaso. Essa ordem indica um ser inteligente que organizou tudo, e esse ser é Deus.

---

Gostou dessas reflexões? Compartilhe com seus amigos e confira outras postagens no nosso blog para mais insights e discussões!

Pastor Leonardo Alcântara

---

Referências:

AQUINO, Tomás de. Summa Theologica. São Paulo: Abril Cultural, 2002. Pgs. 17-21