Adão e Eva: Mito ou Realidade?

Adão e Eva: Mito ou Realidade?

Será que Adão e Eva foram pessoas de verdade?


Muita gente acredita que a história de Adão e Eva é apenas uma metáfora ou um mito. Se você já ouviu isso, saiba que você não está sozinho. Muitos estudiosos dizem que os primeiros capítulos de Gênesis são mais mitologia do que história. Eles apontam para a linguagem poética do texto, as semelhanças com os mitos antigos de outros povos e a suposta contradição com a ciência moderna.


A Bíblia diz que Adão e Eva foram reais


Por outro lado, a Bíblia apresenta Adão e Eva como pessoas reais. Eles tiveram filhos reais e, de acordo com o texto bíblico, toda a humanidade descende deles (Gênesis 5:1). O livro de Gênesis não os trata como personagens simbólicos, mas como pessoas de carne e osso, vivendo eventos importantes.

Jesus também citou Adão e Eva como o primeiro casal real e usou a união deles para ensinar sobre casamento (Mateus 19:4-5). Isso mostra que Ele acreditava na existência deles. O apóstolo Paulo reforça essa ideia ao afirmar que a morte entrou no mundo por causa de um "Adão" literal (Romanos 5:14). Em 1 Coríntios 15:45, Paulo compara Adão com Cristo, deixando claro que ele via Adão como uma pessoa histórica.


A História de Gênesis é poesia ou história?


Alguns dizem que Gênesis 1-2 é poesia, mas será que é mesmo? Apesar de haver um certo paralelismo de ideias, a estrutura do texto é diferente da típica poesia hebraica. Gênesis 1 não segue a forma de paralelismo encontrada em Salmos ou Provérbios, e Gênesis 2 é mais uma narrativa objetiva, como outras histórias do Antigo Testamento.

Evidências externas confirmam a narrativa bíblica


As tabuletas de Ebla, por exemplo, confirmam a criação monoteísta ex nihilo (O termo "criação ex nihilo" refere-se a Deus criando tudo do nada) descrita em Gênesis. Elas têm inscrições como "Senhor dos céus e da terra, a terra não era, Tu a criaste; a luz do dia não era, Tu a criaste." Essa simplicidade e clareza fazem o relato bíblico parecer o original, enquanto outras histórias antigas são mais elaboradas e adornadas.


E quanto às datas?


Um argumento comum contra a historicidade de Adão é a suposta datação bíblica que coloca o surgimento da humanidade em 4000 a.C., o que não bate com as evidências fósseis que sugerem que os primeiros humanos viveram muito antes. Porém, essa datação se baseia em genealogias bíblicas que podem ter lacunas. Há exemplos de gerações faltando em outras partes da Bíblia, como em Mateus 1:8-9 e 1 Crônicas 3:11-14.

Os métodos de datação de fósseis também têm suas limitações, incluindo variáveis como mudanças na atmosfera e contaminação das amostras.

A dúvida sobre os "dias" de Gênesis


Outra questão é a interpretação dos "dias" de Gênesis. Eles podem não ser dias solares de 24 horas, mas longos períodos de tempo. O sétimo dia, por exemplo, em que Deus descansou, ainda estaria em curso milhares de anos depois da criação (Hebreus 4:4-10).


Então, Adão e Eva existiram?


Diante de tantas suposições e questões discutíveis, não podemos simplesmente descartar a historicidade de Gênesis. Na verdade, há muitos argumentos a favor de que Adão e Eva foram pessoas reais.

Se você quer saber mais sobre este e outros temas intrigantes, confira outras postagens do nosso blog. E não esqueça de compartilhar suas opiniões nos comentários!

Referências


1. Ebla Archives, 259.
2. Kitchen, Kenneth. Ancient Orient and the Old Testament. Pg. 89.
3. Geisler, Norman L. “Genealogies, Open or Closed”, in: Baker Encyclopedia of Christian Apologetics.
4. Lubenow, Marvin. Bones of Contention.