Livrando-se da Culpa


A culpa é aquele sentimento pesado que aparece quando você acha que tomou uma decisão errada ou não fez nada quando deveria. Desde a infância, todos nós lidamos com a culpa em algum momento. Esse sentimento pode ser tão forte que até afeta nosso corpo, causando ganho ou perda de peso e até doenças. Viver com culpa é difícil porque geralmente vem da necessidade de controlar tudo ao nosso redor. Quando não conseguimos, ou fazemos escolhas erradas, acabamos nos julgando severamente, o que pode levar à autodestruição.

O maior problema com a culpa é a justiça própria. O que isso significa? Justiça própria é quando você tenta resolver tudo sozinho, do seu jeito. Isso acontece quando você insiste em controlar sua vida sem pedir ajuda ou orientação. Mas, até quando você vai agir assim? O sábio procura quem já obteve sucesso para aprender o caminho certo. Pare de bater a cabeça na parede e aprenda com quem já superou esses desafios. Suas decisões erradas geralmente vêm dessa tentativa de fazer tudo sozinho, e isso só traz mais culpa.

Depois da culpa vem a autodesvalorização. Você começa a se arrepender e pensar em como poderia ter feito diferente. Isso só te consome. Pare com isso! Deixe o passado para trás, levante-se e mude a sua realidade agora.

Aqui estão alguns versículos para você refletir:

“Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.” Romanos 10:3

“Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento.” Provérbios 3:5

“Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção. Ele próprio redimirá Israel de todas as suas culpas.” Salmos 130:7-8

Grande abraço!
Pastor Leonardo Alcântara

. . .