Quantas vezes isso já aconteceu com você?
Um novo curso, um novo negócio, um novo canal de Youtube, um novo esporte, um novo nicho, não importa o que seja. Qualquer nova empreitada que você se proponha a seguir na vida, vai sempre parecer mais fácil e divertida antes de você começar.
Se você tem a tendência de começar diversos projetos e desistir deles antes de colher os resultados, preste muita atenção no que vou lhe dizer hoje, porque é quase certo que você esteja empacado em um ciclo de fracasso sem fim.
Você está preso no Ciclo do Otimismo desinformado.
Em um dos momentos mais icônicos do filme "Matrix", Neo é levado por Morpheus a um programa de simulação onde todos ao redor seguem seus caminhos pré-determinados, ignorantes da verdadeira natureza da realidade que os envolve.
Nesse cenário, surge uma figura chamativa: A Mulher de Vermelho.
Ela é uma distração programada, desenhada para desviar a atenção de Neo do entendimento mais profundo que Morpheus tenta lhe ensinar.
Essa cena emblemática é um paralelo perfeito para o que muitos de nós vivenciamos na vida real.
Por exemplo:
Existe um jovem chamado Pedro. Ele é um Youtuber que fatura por volta de R$1.000 todos os meses.
Um novo curso, um novo negócio, um novo canal de Youtube, um novo esporte, um novo nicho, não importa o que seja. Qualquer nova empreitada que você se proponha a seguir na vida, vai sempre parecer mais fácil e divertida antes de você começar.
Se você tem a tendência de começar diversos projetos e desistir deles antes de colher os resultados, preste muita atenção no que vou lhe dizer hoje, porque é quase certo que você esteja empacado em um ciclo de fracasso sem fim.
Você está preso no Ciclo do Otimismo desinformado.
Em um dos momentos mais icônicos do filme "Matrix", Neo é levado por Morpheus a um programa de simulação onde todos ao redor seguem seus caminhos pré-determinados, ignorantes da verdadeira natureza da realidade que os envolve.
Nesse cenário, surge uma figura chamativa: A Mulher de Vermelho.
Ela é uma distração programada, desenhada para desviar a atenção de Neo do entendimento mais profundo que Morpheus tenta lhe ensinar.
Essa cena emblemática é um paralelo perfeito para o que muitos de nós vivenciamos na vida real.
Por exemplo:
Existe um jovem chamado Pedro. Ele é um Youtuber que fatura por volta de R$1.000 todos os meses.
O negócio já está dando algum resultado, mas não chega perto de pagar suas contas no fim do mês. Aquele sonho que ele tinha de se tornar um Youtuber milionário parecia muito mais fácil no início.
Quando começou, Pedro não fazia ideia dos desafios e dificuldades que teria de enfrentar em sua caminhada para se tornar um Youtuber de sucesso.
Um belo dia, seu primo João surge com uma proposta:
''Pedro, bora abrir um restaurante? A gente divide os custos, eu fico na operação, você só precisa me ajudar a gerenciar.''
Pedro pensa: ''Bom, acho que se eu trabalhar 2 horas por dia no restaurante, consigo abrir uma nova fonte de renda enquanto meu canal de Youtube não explode, isso seria ótimo, consigo fazer as duas coisas''
Então Pedro decide abrir esse restaurante com João.
E deu tudo certo! O restaurante agora está rendendo R$2.000 livres para ele no fim do mês, mas diferente do que ele imaginava. A demanda de trabalho está ocupando 6 horas por dia de seu tempo.
Isso fez com que ele diminuísse o ritmo em seu canal de Youtube, que agora, ao invés de R$1.000, está rendendo apenas R$200.
Não demora muito até que ele chegue à conclusão de que não vale a pena continuar no youtube, já que o retorno financeiro do restaurante é maior.
Ele largou um trabalho que rendia R$1.000 por um de R$2.000, foi uma boa troca, certo?
Na verdade não! Ao se envolver com o restaurante, Pedro desviou sua rota do caminho de um criador de conteúdo no Youtube.
Ok, a oportunidade do restaurante parecia atrativa à primeira vista, era um lucro quase imediato com potencial de render mais do que o Youtube estava rendendo, mas o que ele ignorou foi o conceito de alavancagem dos dois tipos de negócio.
Na era digital, conteúdos como vídeos podem ser produzidos e distribuídos com um custo marginal próximo de zero, atingindo milhões de pessoas em todo o mundo.
Isso significa que, uma vez criado, o conteúdo continua a gerar valor sem a necessidade de investimento adicional de tempo ou dinheiro.
Essa é a essência da alavancagem digital: A capacidade de multiplicar seu impacto e receita sem aumentar proporcionalmente seus custos ou horas trabalhadas.
Em contrapartida, o restaurante, apesar de oferecer um retorno financeiro imediato, exigia uma quantidade significativa de tempo, energia e presença física.
Esse tipo de empreendimento tem um limite claro de alavancagem, já que o crescimento financeiro está diretamente ligado ao esforço de Pedro.
Mas o que vai fazer com que Pedro continue pobre não é o fato de ele estar trabalhando no Restaurante, mas sim o padrão de comportamento que o impulsionou a abrir mão do tempo e a energia que já havia dedicado ao Youtube.
Pedro estava experimentando o Ciclo do Otimismo Desinformado.
A decisão de Pedro de "pular de galho em galho" evidencia que, ao invés de perseguir a próxima oportunidade brilhante, ele deveria ter concentrado sua energia em um ativo com maior potencial de retorno de longo prazo (O Youtube).
O restaurante era a mulher de vermelho de Pedro.
Ela representa as novas oportunidades que, inicialmente parecem muito promissoras, mas nos fazem desviar de nosso caminho atual.
Sempre que decidimos empreender em um projeto próprio, somos frequentemente tentados por essas distrações brilhantes, que nos impelem a entrar de cabeça em novos projetos, com a esperança de que serão a tacada de ouro que faltava.
É aquele momento inicial de empolgação quando você é exposto a uma nova oportunidade de negócio ou um novo projeto que parece promissor.
Essa empolgação inicial só existe porque antes de se jogar em uma nova empreitada, você desconhece todas as variáveis e ignora a realidade.
É como ver apenas a ponta do iceberg sem considerar a massa enorme abaixo da superfície que representa o trabalho árduo, os riscos e os obstáculos.
Você pula de cabeça nesse restaurante, e quando você entra no projeto, bate a realidade.
Estágio 2 - Pessimismo informado:
Na medida em que o restaurante vai saindo do papel, começam a surgir desafios e dificuldades não previstas.
A realidade começa a ficar evidente: ''Vai dar mais trabalho do que você imaginava''
É nesse ponto em que a empolgação inicial dá lugar ao desânimo e ao questionamento sobre se vale a pena continuar.
Essa fase é marcada por uma compreensão mais realista, porém pessimista, do projeto.
E aí vem o...
Estágio 3 - O Vale do Desespero:
Neste ponto, as dificuldades e os desafios de tocar aquele projeto se tornam tão intensos que você começa a questionar o propósito de todo o esforço.
A dúvida se instala, e o desejo de desistir é tentador.
É nesse ponto que provavelmente vai acontecer algo muito interessante:
O Estágio 1 - otimismo desinformado: Você é exposto a uma nova oportunidade de negócio ou um novo projeto que parece promissor. Essa empolgação inicial só existe porque antes de se jogar em uma nova empreitada, você desconhece todas as variáveis e ignora a realidade…
Tá entendendo onde eu quero chegar? Esse ciclo não tem fim.
Direcione sua energia para uma única coisa e faça TUDO o que for necessário, não para ''ver se vai dar certo'', mas ATÉ dar certo.
Sabe porquê?
Não existe nada nem ninguém capaz de vencer uma pessoa que não desiste nunca.
Se algo dá errado não significa que acabou, você apenas precisa ajustar a rota e não cometer os mesmos erros novamente.
Você vai escolher dentre todos os seus projetos, aquele que te dá um combo de:
Retorno financeiro + realização pessoal + potencial de alavancagem
Depois de analisar e escolher o projeto principal, você finalmente se liberta das correntes do ciclo e alcança o quarto estágio:
Se você conseguir ultrapassar a crise do vale do desespero, começa a desenvolver uma compreensão mais equilibrada e realista do seu projeto.
Aprendizados e ajustes são feitos, e há um reconhecimento dos desafios, mas você também consegue enxergar as potenciais recompensas.
Este é um otimismo completamente fundado na realidade.
É aí que o gostinho do sucesso começa a aparecer.
Quando começou, Pedro não fazia ideia dos desafios e dificuldades que teria de enfrentar em sua caminhada para se tornar um Youtuber de sucesso.
Um belo dia, seu primo João surge com uma proposta:
''Pedro, bora abrir um restaurante? A gente divide os custos, eu fico na operação, você só precisa me ajudar a gerenciar.''
Pedro pensa: ''Bom, acho que se eu trabalhar 2 horas por dia no restaurante, consigo abrir uma nova fonte de renda enquanto meu canal de Youtube não explode, isso seria ótimo, consigo fazer as duas coisas''
Então Pedro decide abrir esse restaurante com João.
E deu tudo certo! O restaurante agora está rendendo R$2.000 livres para ele no fim do mês, mas diferente do que ele imaginava. A demanda de trabalho está ocupando 6 horas por dia de seu tempo.
Isso fez com que ele diminuísse o ritmo em seu canal de Youtube, que agora, ao invés de R$1.000, está rendendo apenas R$200.
Não demora muito até que ele chegue à conclusão de que não vale a pena continuar no youtube, já que o retorno financeiro do restaurante é maior.
Ele largou um trabalho que rendia R$1.000 por um de R$2.000, foi uma boa troca, certo?
Na verdade não! Ao se envolver com o restaurante, Pedro desviou sua rota do caminho de um criador de conteúdo no Youtube.
Ok, a oportunidade do restaurante parecia atrativa à primeira vista, era um lucro quase imediato com potencial de render mais do que o Youtube estava rendendo, mas o que ele ignorou foi o conceito de alavancagem dos dois tipos de negócio.
Na era digital, conteúdos como vídeos podem ser produzidos e distribuídos com um custo marginal próximo de zero, atingindo milhões de pessoas em todo o mundo.
Isso significa que, uma vez criado, o conteúdo continua a gerar valor sem a necessidade de investimento adicional de tempo ou dinheiro.
Essa é a essência da alavancagem digital: A capacidade de multiplicar seu impacto e receita sem aumentar proporcionalmente seus custos ou horas trabalhadas.
Em contrapartida, o restaurante, apesar de oferecer um retorno financeiro imediato, exigia uma quantidade significativa de tempo, energia e presença física.
Esse tipo de empreendimento tem um limite claro de alavancagem, já que o crescimento financeiro está diretamente ligado ao esforço de Pedro.
Mas o que vai fazer com que Pedro continue pobre não é o fato de ele estar trabalhando no Restaurante, mas sim o padrão de comportamento que o impulsionou a abrir mão do tempo e a energia que já havia dedicado ao Youtube.
Pedro estava experimentando o Ciclo do Otimismo Desinformado.
A decisão de Pedro de "pular de galho em galho" evidencia que, ao invés de perseguir a próxima oportunidade brilhante, ele deveria ter concentrado sua energia em um ativo com maior potencial de retorno de longo prazo (O Youtube).
O restaurante era a mulher de vermelho de Pedro.
Ela representa as novas oportunidades que, inicialmente parecem muito promissoras, mas nos fazem desviar de nosso caminho atual.
Sempre que decidimos empreender em um projeto próprio, somos frequentemente tentados por essas distrações brilhantes, que nos impelem a entrar de cabeça em novos projetos, com a esperança de que serão a tacada de ouro que faltava.
Um ciclo sem fim
O ciclo começa pelo:
Estágio 1 - otimismo desinformado:É aquele momento inicial de empolgação quando você é exposto a uma nova oportunidade de negócio ou um novo projeto que parece promissor.
Essa empolgação inicial só existe porque antes de se jogar em uma nova empreitada, você desconhece todas as variáveis e ignora a realidade.
É como ver apenas a ponta do iceberg sem considerar a massa enorme abaixo da superfície que representa o trabalho árduo, os riscos e os obstáculos.
Você pula de cabeça nesse restaurante, e quando você entra no projeto, bate a realidade.
Estágio 2 - Pessimismo informado:
Na medida em que o restaurante vai saindo do papel, começam a surgir desafios e dificuldades não previstas.
A realidade começa a ficar evidente: ''Vai dar mais trabalho do que você imaginava''
É nesse ponto em que a empolgação inicial dá lugar ao desânimo e ao questionamento sobre se vale a pena continuar.
Essa fase é marcada por uma compreensão mais realista, porém pessimista, do projeto.
E aí vem o...
Estágio 3 - O Vale do Desespero:
Neste ponto, as dificuldades e os desafios de tocar aquele projeto se tornam tão intensos que você começa a questionar o propósito de todo o esforço.
A dúvida se instala, e o desejo de desistir é tentador.
É nesse ponto que provavelmente vai acontecer algo muito interessante:
O Estágio 1 - otimismo desinformado: Você é exposto a uma nova oportunidade de negócio ou um novo projeto que parece promissor. Essa empolgação inicial só existe porque antes de se jogar em uma nova empreitada, você desconhece todas as variáveis e ignora a realidade…
Tá entendendo onde eu quero chegar? Esse ciclo não tem fim.
Como sair do Ciclo?
Se quer realmente saber o que é sucesso você PRECISA focar em apenas um projeto.Direcione sua energia para uma única coisa e faça TUDO o que for necessário, não para ''ver se vai dar certo'', mas ATÉ dar certo.
Sabe porquê?
Não existe nada nem ninguém capaz de vencer uma pessoa que não desiste nunca.
Se algo dá errado não significa que acabou, você apenas precisa ajustar a rota e não cometer os mesmos erros novamente.
Você vai escolher dentre todos os seus projetos, aquele que te dá um combo de:
Retorno financeiro + realização pessoal + potencial de alavancagem
Depois de analisar e escolher o projeto principal, você finalmente se liberta das correntes do ciclo e alcança o quarto estágio:
Otimismo Informado:
Se você conseguir ultrapassar a crise do vale do desespero, começa a desenvolver uma compreensão mais equilibrada e realista do seu projeto.
Aprendizados e ajustes são feitos, e há um reconhecimento dos desafios, mas você também consegue enxergar as potenciais recompensas.
Este é um otimismo completamente fundado na realidade.
É aí que o gostinho do sucesso começa a aparecer.
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Texto da Newsletter de Abraham.
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