Vencendo o abatimento.


“A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito.” Provérbios 15:13

Abatimento é a expressão de quem não consegue mais lidar com as emoções. Ele é o resultado de uma série de acontecimentos emocionais como a tristeza, o estresse e as circunstâncias. Todas as coisas que acontece com você pode produzir um comportamento e esses comportamentos produzirão reações físicas. O abatimento é algo perceptível em uma pessoa, pois como diz o versículo que colocamos acima, sua feição e gestos mudam indicando sua condição emocional. A má gestão das emoções desorganiza todas as funções corporais levando você literalmente a ter menos energia para lutar contra seu estado.

Como o seu abatimento é resultado de circunstâncias que têm acontecido com você, primeiramente é necessário desenvolver sua inteligência emocional para então passar a ver resultados em seu corpo.

É bom que você saiba que a condição do abatimento não é permanente. Se você se encontra em estado de inércia, paralisado por causa do seu abatimento, comece a buscar meios de sair do lugar. Comece a procurar por coisas que vão te dar prazer, que serão combustível para te movimentar. A perda da força e o enfraquecimento do corpo podem ser transformados através de uma melhor alimentação ou exercícios físicos que você gosta, por exemplo.

Uma pequena empresa mudou completamente os números de produtividade concluindo que a condição emocional de alguns funcionários apresentava fisicamente indícios de depressão e circunstâncias de tristeza profunda. A postura, feição facial, comunicação, indicavam condições de abatimento, isso resultava na baixa produtividade em vendas comerciais. O dono da empresa sabiamente passou a oferecer, gratuitamente, futebol e pilates para aqueles que se interessavam. Ele percebeu que além da atividade física proporcionar um novo tipo de energia, os relacionamentos e compartilhamento entre eles também reforçaram o desenvolvimento social da equipe. Em pouco tempo ele experimentou um crescimento extraordinário, pois percebeu que a condição emocional afetava diretamente no resultado profissional.

Cuidar das emoções é também cuidar do corpo. Quero compartilhar também com você, alguns versículos para que você medite e alimente seu espírito.

Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades (1 Timóteo 5:23). Paulo orienta Timóteo a cuidar de sua saúde com os recursos de sua época.

O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos (Provérbios 17:22). Em provérbios, a Bíblia fala que emoções saudáveis são como um remédio para a nossa vida.

As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos (Provérbios 16:24). A Palavra nos mostra que uma vida positiva faz bem tanto para a alma quanto para o corpo.

Grande abraço, pastor Leonardo Alcântara.


. . .