As Pessoas Deveriam Ter Dúvidas Sobre Sua Tolice, O Problema É Que Elas Têm Certeza



Tolice é a resposta automática de alguém que não sabe fazer perguntas. O tolo é constantemente lembrado no livro de Provérbios de Salomão, talvez por ser a tolice uma das principais causas da frustração humana.

Pessoas tolas sempre fazem inúmeras afirmações e distribuem seus pensamentos mesmo quando não solicitado, enquanto o sábio age com prudência, não fornece suas opiniões, mas sim faz as perguntas certas extraindo delas suas respostas.



A tolice também está conectada à perda de tempo. Enquanto o sábio observa o melhor caminho, o tolo se precipita e acaba gastando energia com aquilo que não devia ser gasto, adiando então suas conquistas.

As pessoas deveriam ter dúvidas sobre sua tolice, o problema é que elas têm certeza. A responsabilidade é toda sua, sabe por quê? Porque você não cala a sua boca e acaba perdendo aquilo que já é seu. Cale a boca! Pare de juntar saldo contra você. Os sábios não falam sem motivos, eles escutam e produzem.

| Leia Também: O Ciclo Do Otimismo Desinformado



Quantas coisas você deixou passar na sua vida porque agiu como tolo e não calou a boca? Compras? Vendas? Oportunidades? Negócios? Se você abre a boca na hora errada, sua boca passa a servir de esgoto. Você não pode servir de esgoto. Sua boca libera palavras de vida e de morte. Se ela continuar servindo de esgoto você vai matar tudo ao seu redor, seus filhos, cônjuge e amigos. Sua boca precisa ser fonte de sabedoria sabendo fazer perguntas e construindo coisas.

A palavra diz que a boca fala daquilo que tem no coração. Sua boca vai fluir aquilo que está em seu coração. Você está fluindo vida ou morte?



Você está prestes a fechar uma venda importante com um cliente muito importante. Existe um risco de perder este cliente e você sabe que isso pode prejudicar drasticamente os seus resultados. Temendo a desistência, você apresenta a proposta e em seguida oferece um desconto, antes mesmo do cliente manifestar seu posicionamento. Na verdade, ele estava disposto a pagar o que você pediu, mas como você se adiantou e deu o desconto, ele aceitou o desconto recebido. Sua tolice fez você falar quando devia esperar calado. Por isso, seu lucro será menor, pois não conteve sua resposta quando devia.

Grande abraço!
Pastor Leonardo Alcântara